Você está aqui: Página Inicial / O Município / Potencialidades

Campo Maior é uma cidade repleta de encantos. Na história, seu nome está gravado pela Batalha do Jenipapo. A natureza deu ao município os mais belos campos repletos de carnaubais, o Açude Grande, a Serra de Santo Antônio. Na cultura, guarda os mais importantes momentos da história do Piauí. Sua culinária é invejável com a Carne de Sol mais gostosa do Brasil. Na religiosidade, atrai milhares de fiéis nas festividades do padroeiro Santo Antônio. É cidade aconchegante e hospitaleira.

Cultura - Berço dos Heróis do Jenipapo


Campo Maior foi palco do único confronto sangrento pela Independência do Brasil. Em 13 de março de 1823, às margens do rio Janipapo, camponeses, vaqueiros e sertanejos lutaram contra a resistente tropa comandada pelo português João José da Cunha Fídié. A batalha iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante em manter a região sobre o domínio português. Após várias horas de combate, os nordestinos foram derrotados. O ato de bravura fez com que a tropa desviasse seu destino e fosse derrotada no Maranhão. O embate foi crucial para o processo de emancipação politica do Brasil e ficou marcado como a Batalha do Jenipapo.

Religiosidade - Festejos a Santo Antônio

 

O evento, além do caráter religioso e devocional, possui também um forte apelo social com apresentações culturais, shows, estandes, etc. e aquece a economia local com o comércio de comidas e bebidas típicas, favorecendo a rede hoteleira do município, a gastronomia e o turismo de uma forma geral. A festa começa no dia 31 de maio com a tradicional procissão do mastro.

As festividades do padroeiro diocesano de Campo Maior são uma das maiores manifestações religiosas do Piauí. No ano passado, o evento foi reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Piauí, sendo inserido no calendário oficial de eventos do Piauí.

Culinária - Carne de sol


Campo Maior é conhecido como a capital piauiense da carne de sol, tanto que ao adentrar a cidade, já é possível ver açougues a céu aberto com mantas gigantescas de carneiro, carne de sol.

A história da prática de conservação, que tornou-se referência na Cidade, remonta o século XVII - fazendeiros portugueses tinham uma rota saindo da Bahia em direção a São Luís do Maranhão e eles perceberam que essa região aqui era muito propícia para a criação das fazendas e do gado e, como na época não existia outras formas de acondicionamento das carnes, as mesmas eram expostas em formas de varal no sol, temperadas só no sal para conservar.

Açude Grande


O Açude Grande é o cartão postal da cidade de Campo Maior no estado do Piauí, na BR 343. Ele tem 4 Km de extensão em toda a sua circunferência.

Carnaubais


Os Carnaubais de Campo Maior se estendem por extensos campos limpos, onde predomina vegetação rasteira com poucas árvores e presença marcante da carnaúba (Copernicia prunifera). Essa característica rendeu ao município o apelido de “Terra dos Carnaubais”. Por sua vegetação e topografia, é adequada à pecuária e à produção de cera, matéria-prima extraída das carnaubeiras nativas, uma das principais riquezas da microrregião de Campo Maior.