História
História
No século XVII, Campo Maior era um corredor utilizado para interligar por terra os estados do Maranhão e Ceará. O gado cruzava esse caminho em busca de novas pastagens. No entanto, a boa pastagem procurada se encontrava aqui. Foram instaladas fazendas. Logo em seguida, a construção de uma igreja em homenagem a Santo Antônio, a instalação de mais fazendas. Começou ali a povoação do lugar.
Campo Maior foi palco do único confronto sangrento pela Independência do Brasil. Em 13 de março de 1823, às margens do rio Jenipapo, camponeses, vaqueiros e sertanejos lutaram contra a resistente tropa comandada pelo português João José da Cunha Fídié. A batalha iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante em manter a região sobre o domínio português. Após várias horas de combate, os nordestinos foram derrotados. O ato de bravura fez com que a tropa desviasse seu destino e fosse derrotada no Maranhão. O embate foi crucial para o processo de emancipação política do Brasil e ficou marcado como a Batalha do Jenipapo.
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Campo Maior, anteriormente a 1757. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Campo Maior, por carta Régia de 19-06-1761. Sede na povoação de Santo Antônio de Surubim. Instalado em 08-08-1762.
Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Maior, pelo Decreto Estadual nº 1, de 28-12-1889. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2022.
Fonte: IBGE